Páginas

terça-feira, 23 de junho de 2015

ENFEITE DE FELTRO LÚDICO


Como fazer um enfeite de feltro fofo


Tem que ser fofo? Que tal fofo e lúdico!!! Esta é a proposta do projeto que elaborei pra inspirar você a criar um enfeite de feltro, quer seja para o quarto de uma criança, quer seja para seu atelier, quer seja pra presentear.
Tem algum tempo já que estou trabalhando com recortes prontos de feltro, e na Kawaii Feltros eu encontro figuras apaixonantes que abrem muito espaço pra soltar a criatividade, além de me economizar um tempão em recortar moldes perfeitos. Um custo/benefício que eu considero super válido.
A figura de feltro deste projeto não poderia ser outra a não ser um gatinho, já que eu tenho alguns bichanos aqui em casa. Retratei o espírito deles neste pequeno enfeite que espero te inspire a criar algo especial, lembrando que as meninas da Kawaii tem uma variedade gigante de figuras pra facilitar sua mão de obra.
Veja como eu fiz e comece a planejar o seu.
Aprenda uma lembrancinha de casamento em feltro

Como fazer um enfeite de feltro


Fure um graveto

Para suporte do enfeite usei um graveto de poda, previamente tratado com cupinicida e com selador Stain.
Fiz mini furos um em cada ponta do graveto. Se você não tem uma rotativa, use um preguinho de marceneiro.
Separei também arame

Separei também arame galvanizado, espessura 1,2mm. Aproveitei a própria curvatura do rolo.
Conferi as medidas

Encaixei o arame nos furos primeiro pra conferir a medida dele, se estava ok.
Apliquei cola rápida

Medidas ajustadas, usei cola rápida em gel pra fixar o arame no furo.
Monte o personagem

Enquanto a cola seca, vamos trabalhar no nosso personagem. O meu gatinho vem com suas partes todas recortadas, é só costurar, rechear e montar.
As partes da carinha eu colei usando cola de silicone líquida. Cola quente também funciona.
Vale lembrar que você pode usar qualquer outra figura em feltro e estas mesmas dicas pra costurar e rechear.
Costure e recheie

Pra dar uma ajuda nesta etapa, lembro que você pode usar o ponto caseado pra fechar as partes antes de rechear.
Clique aqui que tem dicas práticas em vídeo para esta fase.
Monte o personagem

Pra montar as partes você pode sim costurar, eu optei por usar a cola de silicone líquida, que seca quase que imediatamente e fica super firme.
Olha aí o gatinho prontinho. Reserve.
Prepare as gavinhas

Sabe as gavinhas, aquelas molinhas que nascem em pés de uva e maracujá? Vamos fazer algumas pra dar volume ao nosso enfeite.
Enrole arame de artesanato em volta do cabo de um pincel, modelando do jeito que gostar mais. Eu usei arame verde.
Cole gavinhas no arame

Mais uma vez uso a cola rápida gel, que não escorre, pra fixar as gavinhas no arame. Posicione segundo seu gosto pessoal.
Estrutura com gavinhas pronta

A ideia é criar algo parecido com uma pérgola de jardim.
Forre o arame

Pra ser fofo e lúdico, precisamos de colorido. Forre o arame com uma tira de tecido estampado. Eu usei chita e colei com a cola de silicone líquida.
Estrutura pronta e forrada

Olha aí, já mudou o visual.
A estrutura está pronta e forrada. Agora é montar o cenário.
Prepare um pequeno novelo

Para o meu gatinho vou dar um mini novelo.
Amasse uma bolinha de papel e enrole com lã, até ficar no tamanho proporcional.
Posicione o gatinho

Posicione o gatinho no galho e cole com a cola de silicone líquida. Segure um minutinho até que fixe.
Cole o novelo

Cole o novelinho do mesmo modo.
Adicione os detalhes

Adicione os detalhes, no caso usei mais pequenos recortes prontos de feltro: flores, folhas, estrelinhas e borboletas.
Prenda um gancho

Prenda no alto um ganchinho de quadro, que pode ser costurado pra ficar bem firme.
Um lacinho de fita também fica bom; use o que tiver em casa.
E o enfeite de feltro está pronto

E o enfeite de feltro está pronto, pra parede, porta, no espaço que você planejar.
Dá uma espiada nos detalhes que tornam o enfeite fofo e lúdico. Tenho certeza de que você fará ainda mais fofo.
Detalhes do enfeite de feltro

Nenhum comentário:

Postar um comentário