Páginas

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A HISTÓRIA DO BOTÃO


A HISTÓRIA DO BOTÃO
O botão, que por incrível que pareça existe a 3000 anos antes de Cristo, foi desenterrado no Vale do Indo, como um amuleto de concha, contendo dois furos. Mil anos depois, a população da Escócia e do norte da Inglaterra começou a fabricar botões com um material chamado de azeviche. Reaparecendo somente na Idade Média, serviam para dar sustentação e decorar as vestimentas. Eles eram sempre de prata ou metal dourado. Os fabricantes de botões apareceram no século 13, mas somente nos séculos 14 15 e 16 é que a indústria dos botões se implantou verdadeiramente na França e aí floresceu
No século 17, o botão tornou-se menos decorativo e mais utilitário devido à sobriedade do vestuário. Em 1735, os fabricantes de tecidos e os retroseiros produziam botões forrados com tecido, mais sólidos e mais baratos. Porém em 1736, uma ordenação Real interditou a fabricação dos mesmos. A produção de botões atinge o apogeu na Revolução Industrial.
Em 1855, a produção está em pleno rendimento, principalmente a dos botões de metal destinados aos uniformes e os de tecido produzidos mecanicamente. As evoluções técnicas substituem a soldadura pela rebitagem dos pés. Depois de se tornar uma das especialidades da França e de ter ocupado um dos primeiros lugares no mercado mundial, a indústria dos botões conheceu, entre as duas grandes guerras, um período difícil: as exportações diminuem e países como a Alemanha, a Itália e o Japão tornaram-se fortes concorrentes do mercado francês. Estas dificuldades não se devem a um atraso tecnológico, mas sim ao preço da matéria-prima: madrepérola, corozo (marfim vegetal), osso.
O botão passou a ter uma função bastante prática, e os materiais começaram a se diversificar na forma de metais preciosos, cobre, cristal e até mesmo o vidro. Em meados do século 19, conchas, madrepérola, vidro, aço, latão trabalhado e chifre moldado começaram a ser usados para a criação dos botões que já haviam se tornado parte integrante do desenho de moda.
Em 1807, o dinamarquês Bertel Sanders inventou o botão de pressão, que servia para unir dois discos de metal que podiam prender ao mesmo tempo qualquer tecido. Passando pelo processo de metal, poliéster e até mesmo os naturais, o item vem sofrendo diversas mudanças ao longo do tempo. Dentre os novos lançamentos, podemos citar o botão ecológico que se tornou febre entre os designers e estilistas do mundo. E seguindo esta tendência de matéria-prima natural, algumas empresas vêm apostando na fabricação deste acessório tão importante na vestimenta nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário