obra publicada em 1973, acompanha a ruína de uma aristocrata
família mineira. Uma saga que se desenrola nos limites de uma
casa de fazenda. A casa desempenha o papel principal: os
personagens são feitos do cimento da casa e esta, da carne dos seus
habitantes. A perspectiva dos temores que habitam a casa, da casa
que sangra, que sofre, que abriga os mais trágicos segredos.
Lúcio Cardoso revela pendor para criação da atmosfera de pesadelo
Lúcio Cardoso revela pendor para criação da atmosfera de pesadelo
e de sondagem interior a que lograria dar uma rara densidade poética.
Aproveita as sugestões do surrealismo, sem perder de vista a paisagem
moral da província que entra como clima nos seus romances.
Crônica da Casa Assassinada reconstrói de maneira admirável o clima
Crônica da Casa Assassinada reconstrói de maneira admirável o clima
de morbidez que envolve os ambientes e os seres. Fixa a angústia de
um amor que se crê incestuoso. Em vez de referências diretas, são as
cartas, os diários e as confissões das pessoas que conheceram a
protagonista (e dela própria), que vão entrar como partes estruturais
do livro, tornando a narrativa incomum e que costuram com maestria
a história dos Meneses, centrada na presença de uma mulher
desconhecida..
A tragédia de um ser passa a refletir-se no caso das testemunhas; e estas
A tragédia de um ser passa a refletir-se no caso das testemunhas; e estas
percorrem a vária gama de reações que vai da febre amorosa ao ódio,
deste à indiferença ou ao juízo convencional. O caso psicanalítico sai,
portanto, do beco da auto-análise e assume dimensões familiares e
grupais. Realiza uma forma complexa de romance em que o introspectivo,
o atmosférico e o sensorial não mais se justapusessem, mas se
combinassem no nível de uma escritura cerrada, capaz de converter o
descritivo em onírico e adensar o psicológico no existencial.
Crônica da casa assassinada surpreende antes de tudo pelo seu fôlego, e
Crônica da casa assassinada surpreende antes de tudo pelo seu fôlego, e
também pelo uso apropriado e coerente de vários instrumentos narrativos,
cada um deles a cargo de um narrador diferente.
Enquanto viaja devagar por uma trilha escura, à margem da qual se
sucedem os sinais de desvios psicológicos e conflitos de natureza moral,
o leitor testemunha a demorada queda da casa dos Menezes, tradicional
família mineira - esse reduto de dominação e violência discreta que o
autor fez questão de atacar sem piedade.
A agonia de Nina, protagonista da obra, sua alma libertária presa a um
A agonia de Nina, protagonista da obra, sua alma libertária presa a um
corpo carcomido pelo câncer, é a ramificação da metástase que condena
a casa e contagia seus habitantes com a degenerescência da propriedade
produtiva transformada em um cemitério de mortos-vivos.
As flores, violetas, marcam as estações dos personagens, os enganos, a
As flores, violetas, marcam as estações dos personagens, os enganos, a
vida na realização do amor no canteiro de um homem jovem, as tantas
mortes, a ressurreição possível na imortalidade dos genes e a prisão a
que estão condenados os homens resignados.
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