Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

COMO FAZER TINTA FEITA COM TERRA


Tinta feita com terra


No lugar onde moro tem muita terra e resolvi aproveitar para fazer um teste dessa receita de tinta de terra. A receita eu peguei na internet e existem várias outras receitas. Algumas são feitas com grude, cola de farinha ou cola branca. Há também algumas pessoas que usam verniz acrílico na receita para fazer ela durar e fixar mais… A tinta rende muito e vale lembrar que se você resolver fazer essa experiência para pintar uma grande área, é importante fazer a quantidade que irá usar, pois achar o mesmo tom em outra mistura é difícil. É como misturar corante em tinta de parede, ou você faz a quantidade necessária ou ficará achando vários tons diferentes, menos o que você precisa. Não é assim?
O que posso dizer sobre a minha experiência de usar a tinta com terra é que foi um sucesso pois eu só queria fazer as árvores. Mas a verdade é que como diz a receita, tem que bater muito e muito bem. Bom,  eu não bati muito, até porque fiz pouca quantidade. Ela fica uma pasta bem melequenta e a terra fica no fundo, enquanto você usa, é possível perceber a terra assentada no fundo. Mas eu digo que foi um sucesso só para as árvores, pois se fosse para cobrir uma parede, não tenho muita certeza, pois conforme fui pintando ela foi manchando, e se fosse em uma parede, não ficaria legal, a menos que você queira uma parede toda manchada. Portanto se você for fazer a tinta para cobrir uma parede, bata muito bem, talvez esse detalhe que faz a diferença. Mas eu nao consigo seguir receita certinho, nem na cozinha, que dirá pra fazer tinta!
Eu usei a tinta de terra para pintar essas árvores na parede. Gostei muito da consistência e da resistência da tinta. Pode jogar água de mangueira na parede que ela não sai de jeito nenhum. A cola  branca é responsável por isso, é ela quem faz sua tinta fixar bem na parede. Além da parede você pode pintar outras superfícies como madeira também, fiz um pequeno teste e até agora, está lá firme e forte. O efeito da tinta na parede que eu percebi, é que dependendo do ângulo que você olha ela tem umas partes brilhantes, lembrando  tinta  esmalte. Na pintura das árvores isso criou um efeito  bem interessante.
Tinta feita com terra

A parede das árvores na parte de baixo,  dificilmente ficava limpa. Os cachorros estão sempre por ali e ficava aquelas manchas que não me deixavam dormir. Agora continua sujo, rs, mas pelo menos as árvores disfarçam um pouco, ou melhor bastante. E como senão bastasse, coloquei essas casinhas de passarinho que já mostrei aqui, lembram?
Segue a receita de tinta de terra, eu fiz só um pouco, como eu disse antes, para teste e depois fiz um pouco mais, assim fui fazendo várias tonalidades.
Terra (8 kg)
Água (8 litros)
Cola Cascorez (2kg a 4kg)
Lona
Peneira
Rolo de lã e pincéis
Baldes e bacias para colocar o material
Modo de fazer:
Coletar a terra mais do fundo, sem pedras ou raízes. Deixar a terra secar sobre uma lona, quando estiver seca, peneirar bem a terra.
Aos poucos misturar a água com a terra até alcançar a consistência de um creme ( misture com as mãos, cabo de vassoura ou usar uma furadeira com misturador adaptado). Depois adicionar cola e bater bem (quanto mais bater melhor a qualidade da tinta.
Modo de aplicar:
Lixar e limpar a superfície. Umedecer a superfície com rolo molhado ou mangueira. Aplicar tinta e esperar secar por aproximadamente 3 horas
Aplicar demais demãos, até atingir cobertura desejada, sempre respeitando o tempo de secagem entre as demãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário