Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

COMO FAZER TINTA EM CASA


Como Fazer Tinta em Casa


Uma receita fácil para você fazer em casa com as crianças. Usando água, vinagre, farinha e corantes alimentícios você faz tinta para suas crianças criarem suas artes. E o melhor de tudo é deixar as crianças se envolverem na produção, dependendo da idade das suas crianças é possível que eles façam sozinhos, claro que sua supervisão é importante, afinal a mistura vai ao fogo. Uma sugestão para os dias de tédio das crianças ou aqueles dias de férias que eles estão sem o que fazer, essa ideia pode ser bem válida. Eles criam suas próprias tintas e depois passam um tempão criando, desenhando e pintando!!!
Acompanhe aqui o passo a passo para fazer tinta de farinha em casa. Esse tutorial foi feito pela Sofia de 9 anos.
Você vai precisar de: 1 litro de água, 1 xícara de farinha de trigo e 3 colheres de vinagre e também corantes alimentícios líquido.
Como Fazer Tinta em Casa


Coloque a água em uma panela.
Como Fazer Tinta em Casa


Em seguida coloque a farinha e misture bem, tomando cuidado para não embolar.
Como Fazer Tinta em Casa


Vá mexendo em fogo baixo até virar um mingau mole.
Como Fazer Tinta em Casa


Depois que virar um mingau ralo, você transfere para uma tigela e deixe esfriar. Adicione o vinagre quando já estiver frio e mexa bem.
Como Fazer Tinta em Casa


Coloque em potinhos individuais. Usamos potes de maionese que guardamos sempre. Aproveite para reaproveitar seus potinhos.
Como Fazer Tinta em Casa


Pingue algumas gotas do corante na tinta.
Como Fazer Tinta em Casa


Misture bem e a tinta já vai ficar colorida.
Como Fazer Tinta em Casa


Aqui colocamos corantes das cores primárias, lembrem de misturar as cores primárias para atingir as cores secundárias…Lembram?
E aí é só começar a pintar… A tinta fica com aspecto de aquarela e dá para as crianças se divertirem pintando vários desenhos!
UPDATE: Depois de uns dias eu guardei a tinta em potes fechados, mas não recomendo. Em 10 dias elas estavam todas mofadas, mesmo usando o vinagre. Portanto aconselho fazer somente o que for usar no dia.
Como Fazer Tinta em Casa


Como Fazer Tinta em Casa


Vale a pena fazer tinta em casa, além de ecológico e barato, você ainda passa um tempinho com seus pimpolhos, fazendo coisas divertidas e ensinando novidades! Se as crianças são bem pequenas, vale introduzir o mundo da arte para eles, já que a tinta não é tóxica, e até o bebezões podem pintar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário