Páginas

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

BOLINHO DE FEIJOADA


Desde que ouvi falar desse bolinho de feijoada fiquei louca para experimentar! E a vontade aumentou ainda mais nessa época de Festival de comida di buteco...

Esse bolinho foi campeão, ou vice, não me lembro, de um festival de Comida di buteco, no Rio de Janeiro, e é cria da Kátia, do bar Aconchego Carioca. E a MELHOR PARTE DA RECEITA é que ela pegou a ideia de fazer esse bolinho em Belo Horizonte... Quer dizer que o bolinho é meio mineiro, né? hahahahaha

Fiz uma falsa feijoada outro dia e não sabia o que fazer com o que sobrou. Me lembrei desse bolinho e corri na internet para achar a receita!
Eu já tinha guardado essa receita, e até tentado fazer o bolinho, mas foi há muito tempo e eu nem me lembrava mais.

Achei esse vídeo delicioso com a Kátia ensinando a receita e fui para o fogão!

Mudei algumas coisas, mas ficou excelente! De comer rezando...

Uma pena os botecos de Uberlândia não se esforçarem mais para preparar coisas tão boas quanto os botecos das outras cidades! Achei decepcionante o cardápio desse ano dos bares de Uberlândia!

A receita e o modo de fazer do bolinho original do Aconchego Carioca estão no vídeo e a minha receita foi essa:


Para o bolinho:
1 porção de feijoada completa (*)
alho espremido
cebola bem picada
óleo
farinha de mandioca tipo biju (ela usa outro tipo)
polvilho (ela indica o azedo, eu usei o doce e deu certo)
sal e pimenta a gosto

Para o recheio:
bacon em cubinhos
alho espremido
couve picada a mineira
sal a gosto

Retire todas as carnes com ossos da feijoada e passe pelo liquidificador, com carne e tudo. Bata aos poucos para não queimar o seu liquidificador, como aconteceu com o meu! Dica importante: espere esfriar para não correr o risco de se queimar, tá?
Aqueça uma panela, junte um fio de óleo e refogue alho e cebola. Acrescente a feijoada batida e refogue. Acerte o sal e a pimenta. Eu gosto que fique bem temperado e picante!
Quando o feijão aquecer, vá acrescentando a farinha, aos poucos, até ficar 1 ponto acima ao ponto do tutu. Ele vai começar a se desprender da panela, como acontece com o brigadeiro. O ponto é esse!
Passe a mistura de feijão para uma assadeira e leve para a geladeira.
Assim que o feijão esfriar, acrescente o polvilho. Eu usei 1 colher, das de sopa, para uma panela média de feijoada. O polvilho usado é pouco, a dona da receita falou que é para ajudar na consistência e para não deixar o bolinho abrir na hora de fritar.
Frite o bacon na própria gordura até ficar crocante. Junte alho amassado, espere o alho começar a mudar de cor e acrescente a couve picada. Acerte o sal e desligue o fogo. A couve não deve cozinhar, apenas levar um susto!
Faça um disco pequeno com a massa de feijão, coloque uma pequena porção de couve no centro do disco, cubra com outro disco de massa e modele no formato de um hamburguer pequeno.
Dica importante: Use as mãos molhadas com água para ajudar a moldar e a selar o bolinho.
Passe o bolinho em farinha de trigo, ovo batido com água e farinha de rosca temperada com sal e pimenta, nessa ordem. A Kátia passa direto na farinha industrializada própria para empanados... Eu não gosto do sabor dessa farinha e resolvi usar o método tradicional. Ficou ótimo e não ficou oleoso.
Frite em óleo quente até ficar dourado.

Você pode congelar os bolinhos e fritar, ainda congelados, que ficam ótimos!
No meu freezer  tem uma boa remessa para o próximo encontro de amigos!

(*) Se você não tiver feijoada para fazer o bolinho e mesmo assim não resistir, faça uma feijoadinha rápida:
Doure cubos de bacon numa panela de pressão, junte pedaços pequenos de: lombo defumado, linguiça calabresa,paio, linguiça fresca, pernil e a pele do bacon e refogue bem. Acrescente alho e cebola e logo após o feijão lavado e escorrido. Cubra com água fervente, acerte o sal, a pimenta e coloque uma folha de louro. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 40 minutos. Prontinho!

Pra minha amiga Lívia, que não come carne, eu sugiro fazer um feijão bem temperado no lugar da feijoada e rechear apenas com couve passada no alho. Deve ficar uma delícia, também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário