Páginas

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

RESUMO DO LIVRO "O CASO DA BORBOLETA ATÍRIA"



Atíria é uma jovem borboleta que saiu do casulo com um defeito nas 
asas, por isso não voa muito bem e logo se cansava. Esse problema 
deixava a borboletinha ainda mais frágil e por isso foi adotada pela 
mamãe Jequitiranabóia e por muito tempo viveram em harmonia com 
os demais moradores do bosque, até que uma onda de crimes acabam 
com o sossego de todos. Helicônia também conhecida como a noiva do 
príncipe grilo foi encontrada brutalmente assassinada e logo os 
investigadores Papílio e Caligo iniciam seu trabalho afim de descobrir 
quem é o assassino e quais são os seus planos.

Toda a história se passa em um mundo onde os insetos conversam e 
interagem entre si como se fossem humanos. Atíria apesar de ser uma 
borboleta frágil é muito determinada e acaba se envolvendo na investigação. 
Esse livro é especial pra mim pois foi um dos primeiros livros que li. 
Eu estava muito acostumada com os contos de fadas e gibis, quando fui 
apresentada a essa história, fiquei ainda mais empolgada com a literatura, 
mesmo sendo um livro para o público infantil tem todo o suspense das 
investigações e assassinatos que levam a várias pistas e definitivamente é 
um gênero bem diferente do que eu estava costumada.

O livro tem algumas ilustrações, e essa edição está bem surrada pois 
pertence ao acervo de uma escola pública da cidade. Infelizmente, o acervo 
incrível não tem nenhum tipo de cuidado básico e livros como esse acabam 
deteriorando mais rápido que o normal. Não só pela falta de cuidado dos 
alunos, mas também da escola com a falta de organização.

Esse livro definitivamente entra na lista de livros infantis para a criança que 
mora dentro de você! Publicado pela editora Ática na coleção Vaga-Lume 
em 1975, inclusive, acho que a editora bem que poderia relançar a coleção, 
além dos leitores da primeira geração, a editora poderia conquistar a nova 
geração, são histórias muito boas e educativas.

Nesse livro, além da leitura gostosa, o fato da história se passar em um bosque, 
faz a autora usa animais reais como personagens, isso acaba despertando a 
curiosidade do leitor, criança ou não. A autora Lúcia Machado de Almeida 
tem vários outros títulos publicados, inclusive tem um outro chamado 
O Escaravelho do Diabo que está na minha lista a tanto tempo, mas nunca 
encontro o livro por um preço interessante, afinal, por ser um livro antigo, é 
difícil encontrar ele em boas condições e barato.

7 comentários:

  1. Que site mais lindo!!! <3
    Eu estava pesquisando resumos para minha prova de um dos livros que me pediram para ler e achei esse site maravilhoso :) Parabéns, sério :>

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Faltam 2 dias para a minha prove e eu não tenho tempo de ler... Obrigada por me ajudar

    ResponderExcluir
  3. A unica COISA que eu entendi é que ela gosta muito desse livro.Mas agora que to lendo ele. Agora estou na parte de "O concerto" E o mais interessante:Sou criança, 9 anos Julia betina meu nome e
    quero ser biologa quando crescer. Muito bom o comentário desse menino(a).🥰🤟🏼

    ResponderExcluir
  4. Livro muito legal me ajudou no resumo da escola ❤️

    ResponderExcluir