Páginas

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

RESUMO DO LIVRO "ARMADILHAS DA MENTE"



Camille é mulher bela, rica e brilhante, capaz de deixar as pessoas
impressionadas com sua habilidade de debater e argumentar. Mas seus
diplomas e seu intelecto não foram suficientes para evitar que se
tornasse vítima de suas próprias emoções.

Casada com o banqueiro Marco Túlio, Camille sempre foi fechada
em seu próprio mundo.Crítica, obsessiva, pessimista, não gostava de 
ser confrontada e não se curvava diante de ninguém, nem de psiquiatras
 ou psicólogos. Não concluía nenhum tratamento.

Vendo a depressão, as manias e as fobias de sua esposa se agravarem, 
Marco Túlio resolve comprar uma linda fazenda para que ela possa se 
afastar do estresse da cidade, respirar ar puro, se reconectar com a 
natureza e, quem sabe, com ela mesma.

Mesmo assim, transtornos mentais a impedem de sair de casa e pesadelos
 constantes não a deixam dormir. Enclausurada em sua própria mente, 
Camille piora a olhos vistos.
A reviravolta, porém, muitas vezes começa onde menos se espera. 
Quando conhece o excêntrico jardineiro da fazenda, Camille se surpreende 
com sua inteligência e, ao interagir com ele, a alegria volta pouco a 
pouco ao seu coração.

Em seguida entra na sua vida o sábio e instigante psiquiatra Marco Polo,
que a estimula a superar os conflitos e procurar um personagem que 
deixara pelo caminho: ela mesma. Camille terá que aprender a se perdoar 
e a compreender pessoas “imperdoáveis”.

Profundo e emocionante, Armadilhas da mente é uma aula de filosofia e 
psicologia, que mostra que os labirintos da psique humana são bem mais 
complexos do que qualquer um de nós é capaz de imaginar.

Como eu disse anteriormente, esse foi o meu primeiro contato com o autor 
que há tanto tempo queria conhecer. Sempre ouvi muitos elogios em relação 
às obras de Augusto Cury e, quando surgiu a oportunidade, fui com a mente 
aberta ler “Armadilhas da Mente”. Não sou fã de livros do gênero autoajuda, 
mas me identifiquei muito com a escrita do autor e com a personagem Camille.

Percebi durante a leitura que todo ser humano tem problemas e não conhece 
uma ínfima parte da mente. A personagem sofre de diversas doenças que 
afetam grande parte da população mundial: depressão, síndrome do pânico, 
TOC, ansiedade e outros. O livro me fez enxergar de forma mais clara as 
pessoas que sofrem de trais transtornos e, aliando o conhecimento médico 
com a filosofia, Augusto Cury faz o leitor compreender e sensibilizar-se 
com a realidade de muitas pessoas.


“Não há mentes impenetráveis, apenas chaves erradas.”

Se você sofre de algum transtorno (ou não) recomendo a leitura do livro, 
pois ele me fez abrir minha mente para diversos assuntos, além de me 
encorajar a procurar ajuda. Sofro de fobia extrema com baratas e agora 
consigo ver como isso é apenas “uma armadilha criada pela minha mente” 
que é passível de cura. Morria de medo só de pensar em terapia de exposição 
(quando te colocam de frente com o medo, para você conseguir superá-lo), 
mas agora já estou aceitando a ideia de que há outras maneiras de tratar esse 
medo.

O que tenho a concluir sobre a leitura é que, apesar de não ser meu gênero 
favorito, admiro a escrita do autor e a história contada me agradou e me fez 
refletir sobre diversos assuntos. Não é um livro que eu compraria pela sinopse 
na livraria, mas com certeza foi uma ótima experiência. Espero em breve ler 
mais livros do autor e me aprofundar nesse estilo literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário