Páginas

sábado, 14 de maio de 2016

O ANEL




Em um pequeno vilarejo vivia um velho professor.


Uma manhã, um rapaz que fora seu aluno, foi até a casa desse 
sábio  aconselhar-se.

- Venho aqui, professor, porque sinto-me tão pouca coisa, que não 
tenho forças para fazer nada. Dizem-me que não sirvo para nada, 
que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota.

Como posso melhorar? O que posso fazer para que me 
valorizem mais?
O professor sem olhá-lo, disse:

- Sinto muito meu jovem, mas não posso ajudar-te.

Devo primeiro resolver meu próprio problema. Talvez depois. 
E fazendo uma pausa falou:

- Se você me ajudar, talvez eu possa resolver o meu problema, e, 
quem sabe, ajuda-lo a resolver o seu.

- Claro, professor, concordou o jovem.

O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno, deu ao 
rapaz, e disse:

- Monte no cavalo e vá até o mercado e venda este anel para eu 
pagar uma dívida. Você deve obter o máximo valor possível pelo 
anel. Não aceite menos que uma moeda de ouro.Vá e volte o 
mais rápido possível.

O jovem pegou o anel e partiu. Mal chegou ao mercado, começou 
a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum 
interesse, mas quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo 
anel, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele; 
só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda 
de ouro era muito valiosa para comprar um anel.Tentando ajudar 
o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara 
de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos 
que uma moeda de ouro e recusava as ofertas. Depois de oferecer 
a jóia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso, 
montou no cavalo e voltou.

O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo 
pudesse comprar o anel, livrando assim seu professor das 
preocupações.

Dessa forma ele poderia receber a ajuda e conselhos que tanto 
precisava.
Entrou na casa e disse:

- Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me 
pediu.
Talvez pudesse conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas não acho 
que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.

- Importante o que disse, meu jovem... contestou sorridente.
Devemos saber primeiro o valor do anel.

Volte a montar no cavalo e vá até o joalheiro.

Quem melhor para saber o valor exato do anel?

Diga que quer vender o anel e pergunte quanto ele te dará 
por ele.
Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda... 
Volte aqui com meu anel.

O jovem foi até o joalheiro e deu-lhe o anel para examinar.
O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o mesmo, 
e disse:

- Diga ao seu professor, que se ele quiser vender agora, não 
posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.

- 58 MOEDAS DE OURO!!! - exclamou o jovem.

- Sim, replicou o joalheiro.

Eu sei que com tempo eu poderia oferecer cerca de 70 moedas, 
mas se a venda é urgente...

O jovem correu emocionado à casa do professor para contar 
o que ocorreu.

- Sente-se - disse o professor.

Depois de ouvir tudo o que o jovem contou-lhe, falou:

- Você é como este anel, uma jóia valiosa e única, e que só 
pode ser
avaliada por um "expert".

Você Pensava que qualquer um podia descobrir o seu 
verdadeiro valor?

E, dizendo isto, voltou a colocar o anel no dedo.

- Todos somos como esta jóia: valiosos e únicos, e andamos 
por todos os
mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos 
valorizem.
Você deve acreditar em si mesmo. Sempre!
  
Aplicação

"Ninguém pode lhe fazer sentir-se inferior ou DESANIMADO sem 
o seu consentimento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário