Páginas

domingo, 15 de dezembro de 2013

TELHA FOGÃO À LENHA

Todos os créditos são da  Helenice Carvalho Polezelli




MATERIAL

1 telha romana,
massa para biscuit (nas cores preta, marrom, rosa claro, branca, pele, lilás),
tintas acrílicas (amarelo claro, cerâmica claro, marrom escuro, prata ou purpurina prata, preta, rosa chá, verde e branca),
1 lata de alumínio (ex:refrigerante),
pau de canela,
palha da costa,
papelão duro,
corda cisal,
pincel chato, macio e largo (ex: 20), e
pincel fino zero,
cola branca para biscuit,
esteca,
caneta tipo retroprojetor e
gergelim.

Obs: Usar a telha na horizontal para realizar este trabalho.

Furar a telha com furadeira, l
ixá-la com lixa grossa (tipo lixa de esmeril),
retirar o pó, confeccionar a telha,
passar a corda cisal pelo furo
envernizar o trabalho.

Detalhes:

Fogão de lenha: (parte convexa da telha):

antes de começar o trabalho deve-se colar um rolo espesso de massa para biscuit, sem tingir, sobre a telha ao redor do local onde será a chapa do fogão.
Acima deste rolo de massa colar uma placa de papelão (ver molde = chapa do fogão 31 cm de comprimento). Isso corrigirá o problema que teríamos, pois a chapa do fogão ficaria inclinada para frente em função do modelo da telha. Pode ser que, neste país tão imenso, haja telha romana com um modelo que não precise desta correção.

Agora, pinte o fogão, o local onde é colocado a lenha e também o rolo de massa de biscuit (citado acima) com tinta acrílica cerâmica clara. Dê quantas demãos forem necessárias.



Após seco o local, desenhar o forno e os tijolos, usando o auxílio de uma régua e um lápis.

Tijolos do fogão:

com o auxílio de um pincel bem fininho, número zero, e a tinta acrílica marrom escuro, contornar todos os tijolos. Após seco, partir para a pintura do forno.

Forno do fogão:

tingir com tinta acrílica preta. Após a sua secagem contorná-lo colando um rolinho de massa para biscuit marrom; aproveite para fazer um puxador com uma pequena bolinha de massa para biscuit marrom.

Chapa do fogão:

tingir o papelão com tinta acrílica preta.

Parede da cozinha:

(parte côncava da telha). Tingir com tinta acrílica amarelo claro.

Panelas, chaleira e bule:

confeccionados com massa para biscuit preta aplicada sobre molde de silicone no formato destes objetos. Caso você não possua o molde nestes formatos confeccione a mão. Para todos os utensílios, primeiro faça uma bolinha de massa de biscuit na altura do utensílio. Em seguida transforme a bolinha em coxinha, pressione a coxinha sobre a mesa para achatar a base. Com uma esteca, marque ao redor da coxinha o local da tampa, em seguida, cole uma bolinha de massa na tampa para representar o puxador do utensílio. Confeccione o cabo (rolinho de massa) já no tamanho exato e deixe-o pronto por uns 10 minutos para endurecer um pouco. Após este tempo fixe-o no utensílio com cola branca para biscuit. Outra opção seria comprar os utensílios citados, já prontos, em loja para artesanato. Para melhor acabamento, tingir com um pincel zero e tinta acrílica marrom escuro os cabos a base da tampa e puxador das tampas, deixando o restante em preto.

Travessa de pão:

massa para biscuit na cor branca, após seco tingir com tinta acrílica prata ou com purpurina prata misturada com cola branca. O formato é oval (4,5 X 3 cm).

Pão: massa para biscuit na cor pele.


 Modelar no formato de um pão tipo baguete. Em cima, aplicar cola branca para biscuit e salpicar gergelim sobre ela.

Pratos de parede:

massa para biscuit na cor rosa chá clara, fazer uma bolinha de massa e achatá-la (círculo com mais ou menos 2 cm de diâmetro). Após seco, sombrear as laterais com tinta acrílica rosa chá e fazer, no centro, umas florzinhas e folhinhas com um pincel zero.

Réstia de alho:

trançar palha da costa ou outro tipo de palha e colar alhos roxos (massa de biscuit) sobre a palha. O formato do alho é semelhante a uma coxinha onde a parte mais espessa deve ser marcada com esteca (mais ou menos 5 marcas, o que dará o formato dos grãos de alho). Com a tinta acrílica branca fazer a pintura

Nenhum comentário:

Postar um comentário