Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

MOLHO BARBECUE CASEIRO


receita de molho barbecue caseiro Citando sábias palavras de um amigo: “é metade pra comer e outra metade pra passar na cara”. Sério, esse molho é a definição visual de palhaçada. Você pode comer com praticamente qualquer coisa que fica bom. Desde uma costelinha, um hamburguer, fritas, camarão, enfim, possibilidades infinitas! E nada melhor que uma versão homemade, né?
100ml de óleo
1 cebola média, picada em cubos
2 dentes de alho, picadinhos
300ml de ketchup
300ml de água
100ml de suco de limão
1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
5 colheres de sopa de açúcar mascavo
3 colheres sopa de molho inglês/worcestershire
2 colheres sopa de mostarda amarela
Sal e pimenta do reino
dá pra meio litro 
É tão fácil  quanto parece. Aqueça o óleo na frigideira, acrescente as cebolas e frite-as até ficarem transparentes; acrescente o alho e deixe dourar um pouquinho mais. Em seguida, acrescente sal e pimenta do reino, o ketchup e a água – aqui, um truque: use o mesmo vidro do ketchup para colocar a mesma quantidade de água, e você ainda aproveita pra não desperdiçar este que é o melhor condimento do planeta.
A panela vai começar a borbulhar, então deixe meio tampada, pra não arruinar a sua bela cozinha. Acrescente em qualquer ordem o suco de limão, açúcar mascavo, vinagre, molho inglês e mostarda. Isso vai formar um molho escuro e belíssimo.
Algumas variações: vez ou outra substituo o vinagre normal pelo balsâmico, e aí, coloco um pouco a mais. Já fiz com melaço ao invés de mascavo, e até com açúcar normal, todos ficam deliciosos, cada um da sua maneira. Já adicionei uma vez um pouco de essência de fumaça, que daria o tom “defumado” ao molho, e ficou até legal, mas não é sempre que se tem fumaça líquida em casa, né?
Deixe o seu molho ferver em fogo baixo até reduzir por volta da metade do volume inicial. Ou seja, ele vai ficar com a consistência de um extrato de tomate. Aí é só desligar, reservar metade para passar na cara e o resto coma como quiser! Nham, nham, Delicious!

Nenhum comentário:

Postar um comentário