Ingredientes (10 porções)
500 g de milho para mungunzá/canjica (pode ser o branco ou o amarelo)
300 g de costelinha de porco salgada
300 g de carne de charque picada em tamanhos médios
1 linguiça calabresa
1 paio
1 cebola ralada
6 dentes de alho amassados
2 colheres (de sopa) de óleo
1/2 colher (de chá) de pimenta do reino
1 colher (de sobremesa) de colorau
Sal se precisar
Modo de Preparo
A primeira coisa é na noite anterior deixar as carnes e o milho de molho. Então, em uma vasilha coloque a charque e a costelinha de molho para tirar o sal. Deixe na geladeira e troque a água algumas vezes. Em outra vasilha coloque o milho, cubra com água e deixe ele lá hidratando.
No dia seguinte coloque a charque em uma panela cubra com água e leve ao fogo por 40 minutos. Depois acrescente a costelinha e deixe mais 30 minutos. Deixe uma panela com água quente ao lado, pois se for precisando de mais água na panela do mungunzá, você vai acrescentando água quente. Depois do tempo acrescente o milho e deixe cozinhando até ficar bem macio (o meu ficou uns 40 minutos).
Em outra panela coloque o óleo e frite o alho e a cebola. Junte o colorau e a pimenta do reino e reserve.
Corte a linguiça calabresa e o paio em rodelas e depois que o milho estiver macio junte-os na panela e mexa bem. Acrescente a mistura da cebola e do alho e acrescente mais água quente se precisar. Deixe cozinhar até o caldo engrossar um pouco (cerca de 30 minutos), mas mexa de vez enquando para não grudar no fundo. Quando engrossar um pouco, já está bom.
Observação: Enquanto as carne estiverem cozinhando, vá retirando a gordura que fica por cima, isso vai deixar o prato mais leve.
Clique nas fotos para ver maior
- Como feijoada, essa receita vai estar ainda melhor no dia seguinte.
- Essa quantidade dá 10 porções (servidas em prato), mas se você servir em copos vai dar uns 25 copos ou mais, vai depender do tamanho do copo que você usar.
- Se você fizer na panela de pressão o tempo de preparo cai para menos da metade. Mas, como só tenho panela de pressão caseira, ela não cabe essa quantidade. Mas, dá para você pelo menos cozinhar as carnes e o milho e depois colocar em uma panela maior e continuar, isso já diminuirá muito o tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário