O conto "Missa do Galo", de Machado de Assis, foi publicado
originalmente em 1893, sendo depois incluído na obra Páginas
Recolhidas, em 1899. É uma narrativa breve, passada em um só
espaço, apenas com duas personagens relevantes; contudo, trata-se
de um dos textos mais famosos do autor.
Enredo do conto
Nogueira, o narrador, relembra uma noite da sua juventude e a
Enredo do conto
Nogueira, o narrador, relembra uma noite da sua juventude e a
conversa que teve com uma mulher mais velha, Conceição.
Aos dezessete anos, partiu de Mangaratiba para o Rio de Janeiro,
com o intuito de concluir os estudos preparatórios.
Ficou hospedado em casa de Meneses, que havia sido casado com
uma prima sua e esposado Conceição em segundas núpcias.
Nessa noite, Meneses tinha ido se encontrar com a amante e Conceição,
Nessa noite, Meneses tinha ido se encontrar com a amante e Conceição,
acordada naquele horário tardio, surgiu na sala e começou a conversar
com o jovem. Falam sobre diversos temas e Nogueira acaba perdendo
a noção do tempo e esquecendo da missa. A conversa termina quando
o vizinho bate bruscamente no vidro da janela, chamando o narrador e
lembrando do seu compromisso. Todas as semanas, Meneses dizia ir
ao teatro e cometia adultério, algo que todos da casa sabiam: a sogra,
as escravas, Nogueira e até a própria mulher. O narrador, embora
estivesse já em período de férias escolares, optara por ficar no Rio de
Janeiro durante o Natal para assistir à missa do galo na Corte. Tendo
combinado com um vizinho que iria acordá-lo para irem juntos à missa,
Nogueira fica esperando e lendo na sala.
Personagens
Nogueira era um jovem estudioso, tímido e solitário, que ocupava o
Personagens
Nogueira era um jovem estudioso, tímido e solitário, que ocupava o
seu tempo com “livros, poucas relações, alguns passeios”. É evidente
a sua atração pela mulher de Meneses, mas também a sua inexperiência,
que o leva a não saber como agir perante a proximidade súbita entre ambos.
Dividido entre o medo de desrespeitar Conceição e o desejo que sente por
Dividido entre o medo de desrespeitar Conceição e o desejo que sente por
ela, Nogueira se revela confuso acerca dos acontecimentos daquela noite,
não chegando nunca a saber as verdadeiras intenções da mulher.
Conceição era conhecida como “a santa”, alguém com “um temperamento
Conceição era conhecida como “a santa”, alguém com “um temperamento
moderado, sem extremos, nem grandes lágrimas, nem grandes risos”.
Consciente das traições do marido, aparece aproveitar a noite da missa
do galo e a ausência de Meneses para se aproximar de Nogueira, o
adolescente que estava hospedado em sua casa.
No dia seguinte, o seu comportamento volta ao habitual, como se o
No dia seguinte, o seu comportamento volta ao habitual, como se o
encontro e a intimidade da noite anterior nunca tivessem acontecido.
Depois da morte do marido, Conceição volta a casar.
Análise e interpretação do conto
Este é um conto narrado na primeira pessoa, no qual Nogueira
Análise e interpretação do conto
Este é um conto narrado na primeira pessoa, no qual Nogueira
recorda o seu breve encontro com Conceição, que deixou uma
lembrança forte mas também a dúvida acerca do que houve entre
ambos naquela noite.
Logo na primeira frase, “Nunca pude entender a conversação que
Logo na primeira frase, “Nunca pude entender a conversação que
tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela
trinta.” o leitor é informado acerca da natureza críptica e misteriosa
do encontro.
Tempo
A narração é retrospetiva, contando acontecimentos que tiveram
Tempo
A narração é retrospetiva, contando acontecimentos que tiveram
lugar no passado. Não sabemos que idade o narrador tem no
momento em que escreve, apenas que já é adulto e continua se
questionando sobre as intenções de Conceição naquela noite.
A sua memória parece falhar em relação a vários detalhes do
A sua memória parece falhar em relação a vários detalhes do
episódio, começando pela própria data, uma vez que refere que
foi na véspera de Natal de "1861 ou 1862”.
Espaço
A ação decorre no Rio de Janeiro, lugar onde estava situada a Corte.
Espaço
A ação decorre no Rio de Janeiro, lugar onde estava situada a Corte.
Tudo o que nos é narrado acontece em casa de Meneses, mais
especificamente na sala. A descrição aponta para uma casa burguesa,
decorada com sofás, poltronas e canapés mas também dois quadros
de figuras femininas, uma delas Cleópatra, que parecem conferir ao
espaço um certo clima de lascívia que contrasta com a suposta pureza
de Conceição.
É a própria mulher que chama a atenção para este fato, dizendo que
É a própria mulher que chama a atenção para este fato, dizendo que
"preferia duas imagens, duas santas" e que não acha próprio estarem
"em casa de família". Assim, podemos interpretar os quadros enquanto
símbolos do desejo de Conceição, reprimido pelas pressões da sociedade.
Conceição e Meneses: casamento e convenções sociais
O casal, que vivia com a sogra e duas escravas, acolheu Nogueira quando
Conceição e Meneses: casamento e convenções sociais
O casal, que vivia com a sogra e duas escravas, acolheu Nogueira quando
este se mudou para o Rio de Janeiro. A família vivia segundo "costumes
velhos": "Às dez horas da noite toda a gente estava nos quartos; às dez
e meia a casa dormia.”.
Sobre Meneses sabemos muito pouco, além das suas indiscrições com
Sobre Meneses sabemos muito pouco, além das suas indiscrições com
uma mulher separada. Sobre Conceição, sabemos que foi deixada
sozinha na véspera de Natal, que o marido decidiu passar com a amante.
Talvez pelo peso da data, ou por cansaço e revolta com a situação, ela
decide se aproximar de Nogueira, embora o adultério não chegue a ser
concretizado.Vivendo segundo princípios morais tradicionais e
conservadores, comuns na época, o casal reproduzia comportamentos
injustos e sexistas. Meneses tinha uma amante, com quem se encontrava
semanalmente, e a esposa tinha que se resignar e aceitar a traição calada,
para não provocar escândalo.
Confirma, no entanto, a frieza de seu casamento e a vontade implícita de
Confirma, no entanto, a frieza de seu casamento e a vontade implícita de
se envolver com outro homem, que se verifica depois, quando Meneses
morre de apoplexia e Conceição se casa com o seu escrevente juramentado.
Conceição e Nogueira: sugestões de desejo e erotismo
Conceição e Nogueira: sugestões de desejo e erotismo
O DIÁLOGO
Enquanto Nogueira lia Dom Quixote e esperava a hora da missa,
Enquanto Nogueira lia Dom Quixote e esperava a hora da missa,
Conceição apareceu na sala, se sentou de frente para ele e perguntou
"Você gosta de romances?". A questão, aparentemente inocente,
poderia carregar um significado oculto, probabilidade que vai parecendo
cada vez mais forte com o desenrolar da conversa.
Começaram por falar de livros e os assuntos foram se sucedendo de forma
Começaram por falar de livros e os assuntos foram se sucedendo de forma
um pouco aleatória, como se o que importasse realmente fosse continuarem
ali, juntos, e o diálogo funcionasse apenas como uma desculpa para
partilharem aquele momento de intimidade.
Quando o narrador se empolgava e falava mais alto, logo ela lhe dizia
Quando o narrador se empolgava e falava mais alto, logo ela lhe dizia
“Mais baixo! Mamãe pode acordar.”, confirmando o clima de secretismo
e de algum perigo que corriam, pois não seria apropriado uma mulher
casada estar conversando com um jovem àquelas horas da noite.
O DESEJO
Apesar da sua inexperiência e visível confusão acerca do que estava
Apesar da sua inexperiência e visível confusão acerca do que estava
acontecendo, Nogueira reparou que Conceição não tirava os olhos dele
e que "de vez em quando passava a língua pelos beiços, para umedecê-los",
num gesto insinuante que ele não conseguia ignorar.
Através da narração, percebemos que o olhar de Nogueira estava também
Através da narração, percebemos que o olhar de Nogueira estava também
fixado na mulher de Meneses, atento a cada movimento, admirando cada
detalhe: o balanço do seu corpo ao andar, os seus braços, até "o bico das
chinelas", possível metáfora para os seus seios. Se antes, o rosto de
Conceição era "mediano, nem bonito nem feio", subitamente "ficou linda,
ficou lindíssima".
Assistimos à transformação de Conceição aos olhos de Nogueira, que
Assistimos à transformação de Conceição aos olhos de Nogueira, que
deixou de vê-la como "santa" e passou a encará-la enquanto mulher
sensual e provocante, que o "fazia esquecer a missa e a igreja”.
Significado de "Missa do Galo":
Significado de "Missa do Galo":
Machado de Assis e o Naturalismo
O encontro foi interrompido pelo vizinho, que bateu no vidro da janela
chamando Nogueira para a missa do galo. Já na igreja, o narrador não
conseguia esquecer o que tinha vivido: "a figura de Conceição interpôs-se
mais de uma vez, entre mim e o padre". No dia seguinte, ela agiu
normalmente, "natural, benigna, sem nada que fizesse lembrar a
conversação da véspera”, como se nada daquilo tivesse sido real.
Neste conto, são visíveis as influências naturalistas: a preferência pelas
Neste conto, são visíveis as influências naturalistas: a preferência pelas
descrições psicológicas em detrimento das físicas, a exploração da
sexualidade e da psique humana, suas vontades escondidas e
comportamentos que não são socialmente aceites.
Embora o conto trate, de alguma forma, o tema do adultério (não só de
Embora o conto trate, de alguma forma, o tema do adultério (não só de
Meneses com a amante mas também de Conceição com Nogueira), na
verdade, o único contato físico entre ambos foi um leve toque no ombro.
Assim, não houve concretização do desejo que sentiam um pelo outro; o
que é relevante aqui não é o que realmente aconteceu, mas o que poderia
ter acontecido.
Machado de Assis, no seu estilo bastante peculiar, contrapõe sagrado e
Machado de Assis, no seu estilo bastante peculiar, contrapõe sagrado e
profano, vontade e proibição, desejo carnal e compromisso moral de
forma primorosa, tornando este texto de temática aparentemente simples
(duas pessoas conversando, durante a noite) numa narrativa carregada de
simbologia. Por tudo isto, "Missa do Galo" continua sendo um dos escritos
mais célebres do autor.
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