Páginas

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

BORRA DE CAFÉ CONTRA A DENGUE


Outro dia comentei que daria uma dica de uso para a borra do café, então vamos lá.
Com certeza alguns de vocês já devem ter ouvido ou visto uma das reportagens que relatam como a borra do café pode combater a proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti. Biólogas e pesquisadoras da Unesp- Universidade Estadual Paulista, Alessandra Laranja e a professora Hermione Bicudo pesquisavam sobre os efeitos da cafeína sobre a “mosca da fruta” e perceberam que a reprodução delas era afetada. A partir daí resolveram testar a cafeína com as larvas do mosquito da dengue.
E comprovaram, funciona.

Use a borra do café no combate à dengue


O processo é simples. Hermione Bicudo explica: “A cafeína não deixa a larva prosseguir no desenvolvimento, porque o Aedes aegypti é um inseto holometábolo, como a gente diz. Ele tem as fase do ovo, de larva, de pulpa e adulto. Se a larva não se desenvolve até a pulpa, ela nunca vai dar um adulto. Então, o que a borra do café faz é um bloqueio do desenvolvimento da larva”.
A receita usa 4 colheres de sopa de borra de café em um copo de água. Essa solução vai para os vasos de plantas e deve ser trocada a cada 7dias, quando perde o efeito. A borra do café pode também ser espalhada sobre o terreno e colocada dentro das folhagens como as suculentas, porque além de servir como inseticida, serve como adubo pois não prejudica as plantas como o cloro, o sal e outros inseticidas químicos.
Taí, nada de recircular café novo com café já coado. Deixem o seu café saboroso usando somente pó novo e usem a borra no combate ao mosquito da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário