Páginas

terça-feira, 26 de novembro de 2013

CAMARÃO NA MORANGA


Ontem a noite fazendo uma pesquisa sobre camarões descobri este link:

O Marcelo deu uma aula a respeito de camarões e eu adorei suas dicas.

As mais importantes:

Primeiro conceito técnico: camarões têm MUITA água. Muito mais do que a quantidade normalmente encontrada em outros ingredientes. Portanto, desidratam com muita facilidade. Então, deixe o saleiro bem quietinho dentro do armário até que seus camarões estejam cozidos. Ou você perderá muito volume e terá camarões borrachudos.

Segundo conceito técnico: assim como perdem muita água, camarões também podem ser inchados com água. O processo é simples, basta pôr os camarões de molho em água gelada que eles incham como se fossem esponjas. Muitos vendedores de camarão adotam esta prática para aumentar o peso, o que faz com que ele reduza ainda mais quando vai à panela. O truque é comprar camarões que estejam soltos na embalagem, quando congelados. Os que são artificialmente inchados soltam água no processo de congelamento e ficam grudados em placas de gelo.

Terceiro e mais importante conceito técnico: camarões cozinham muito, mas muito rápido. Só devem ser cozidos/fritos em água fervente/óleo bem quente, e muito rápido. Para cozinhar, deixe ferver a água, ponha os camarões sem nada de tempero, conte um minuto e pode tirar. A fritura leva mais ou menos um minuto também.

Agora vamos à receita:

Primeiro comprei uma moranga pequena, afinal aqui em casa somos só nós dois.
Depois que lavei bem a moranga, coloquei para dar uma fervura na água e sal até que ficasse um pouco cozida, mas nem tanto.
Escorri a água e deixei esfriar um pouco.



Passei o catupiry em torno e reservei.




Fui preparar o camarão do jeitinho que o Marcelo falou. Eu comprei 1kg de camarão limpo e congelado. Deixei o camarão descongelar de um dia para o outro na geladeira, lavei bastante e retirei essas sujeirinhas das costas do camarão. Ai gente, parece que é frescura mas se você não limpar você come aquilo.



Então depois do camarão todo limpíssimo, coloquei uma panela com água para ferver e assim que estava fervendo a água, cronometrei o camarão fervendo por apenas um minuto.
Escorri a água toda e fui refogá-los. Coloquei azeite e uma colher de sopa de Tempero Pronto Dubom com Salsa, mas se você não mora no Norte, pode substituir pelo Tempero de Casa da Ajinomoto, com ou sem pimenta. Joga o camarão e refoga rapidinho por mais um minutinho. A parte,  levei ao fogo meio copo de leite  com a maisena já dissolvida para criar um creminho, adicionei 1 colher de sopa de catchup, 1 colher de sopa de Pomarola (molho de tomate) peneirada, um pouquinho de mostarda, um pouquinho de salsa desidratada e assim que ficou àquele creminho bem consistente adicionei os camarões rapidíssimo só para apurar os temperos. Levei à moranga que já esperava com o catupiry e prontinho, ficou uma delícia!


Este é o resultado final depois de 20 minutinhos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário